PÁGINAS SOBRE MÚSICA

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

SINFONIA Nº5 DE TCHAIKOVSKY

 Concertgebouworkest; direção de Semyon Bychkov



Royal Concertgebouw Orchestra Semyon Bychkov - conductor 00:26 I Andante - Allegro con anima 16:20 II Andante cantabile con alcuna licenza 30:19 III Valse. Allegro moderato 37:00 IV Finale. Andante maestoso - Allegro vivace Our website: https://www.concertgebouworkest.nl/

Para análise detalhada da sinfonia, consulte o artigo de Wikipedia


Esta sinfonia não é diretamente descritiva, mas o compositor terá sido inspirado pela ideia de que se obtém a vitória através da luta. Esta ideia, que a obra veicula, fez dela uma das mais executadas e gravadas, durante a IIª Guerra Mundial.

Significativo do espírito de resistência dos cidadãos soviéticos e seus artistas, foi o incidente que ocorreu durante o cerco, longo e duríssimo, mantido pelo exército nazi, contra Leningrado:

- Num recital, a Orquestra da Rádio de Leningrado executou a Sinfonia nº5 na noite de 20 de Outubro de 1941. A meio da execução, exatamente a partir do início do 2º andamento, ouviu-se o som do bombardeamento alemão sobre a cidade. No entanto, embora este durasse bastante tempo, os músicos continuaram, sem interrupção e até ao fim.


1 comentário:

  1. É preciso ser-se completamente cretino, além de nazi, para se decidir boicotar a musica russa assim como os intérpretes desta. É o que são as instituições ocidentais e os intelectuais da treta que apoiaram estas atitudes, a pretexto da guerra OTAN- Rússia.
    Ficaram para todo o sempre descredibilizados.
    O desrespeito absoluto pelos direitos humanos mais elementares, assim como as sanções e congelamento de bens públicos e privados russos, na verdade, roubos, são aquilo que o «Ocidente» pode mostrar. Sua «obra» em prol da paz, do entendimento entre os povos, da cultura universal, etc.
    Assim, ficamos a saber até onde vai a sua baixeza.

    ResponderEliminar

Todos os comentários são bem vindos que vierem por bem