( ANDRÁS SCHIFF ao vivo)
Pode acompanhar a audição da peça lendo a partitura no vídeo seguinte:
Esta obra para o cravo só se tornou conhecida muitos anos após a morte do seu autor, em 1802; a partitura completa (incluindo a fuga), ainda mais tarde. O manuscrito* que serviu para a primeira edição por Forkel, é do discípulo de Bach, J. F. Agricola.
A transcrição para piano foi efetuada por vários compositores, incluindo Liszt e Brahms, ao longo do século XIX. A transcrição aqui interpretada por András Schiff, é a de Busoni
Podem ler-se muitas análises desta peça, em vários sites. O que escrevo abaixo é antes a minha apreciação estética, subjetiva.
Não posso deixar de colocar a Fantasia e fuga cromática, no cume da arte de Bach e mesmo, entre as mais geniais peças para teclado de todos os tempos.
Pertence a um tipo de composição em díptico: Fantasia e fuga; Tocata e fuga; Prelúdio e fuga.
- Na primeira parte do díptico, predominam escalas ascendentes e descendentes, arpejos, etc., figuras típicas que simulam uma improvisação. Quanto à escala cromática, esta proporciona dissonâncias e dramatismo, que se resolvem em harmonia.
Este tratamento extrovertido, exuberante, corresponde ao «Stylus Fantasticus», uma designação dada pelo crítico musical Matheson contemporâneo de Bach.
- A segunda parte do díptico contrasta pelo rigor matemático da fuga. Com efeito, esta é como «peça de ourivesaria», de artesanato musical requintado e subtil. Nesta fuga, em particular, verifica-se uma tensão permanente entre as vozes, uma incerteza que apenas se resolve nas últimas barras de compasso da peça. Esta fuga sai bastante fora do que se considera típico em Bach, como nas fugas do «Cravo Bem Temperado».
A interpretação ao piano desta composição é um exercício de virtuosismo, não só pelas dificuldades técnicas inerentes ao texto musical, como pela importância de se conservar uma certa contenção, de não se cair na excessiva exposição de sentimentos. No barroco, não se nega a sensibilidade da alma, mas o «bom gosto» é de que os sentimentos sejam contidos, codificados. Não se procura exibir os sentimentos numa efusão descontrolada mas, em vez disso, a sua representação sublimada.
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*Não se conhece nenhum manuscrito autógrafo de Bach para esta peça, mas a atribuição da autoria ao Mestre de Leipzig é segura.
Outras obras de Bach transcritas para o piano e interpretadas com grande arte:
ResponderEliminarhttps://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/09/js-bach-preludio-fuga-e-em-la-menor-bwv.html
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2018/02/bach-ao-piano.html
Michael Thomas interpreta no clavicórdio, por ele construído algumas peças de Bach, com imenso talento e delicadeza: Entre elas, a Fantasia Cromática e fuga.
ResponderEliminarOiça a gravação (começa aos 23min, 12 sec):
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2018/08/reportorio-para-o-clavicordio-secxvi.html