PÁGINAS SOBRE MÚSICA

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

SENADOR DOS EUA AVISA SOBRE PERIGOS DE GUERRA NUCLEAR

                               

Não me importa qual o posicionamento político deste senador; o que me interessa é que ele tem razão. Infelizmente, o mundo está ir direitinho prá catástrofe e as jovens gerações estão completamente alheadas, como se estivessem noutro sistema solar ou simplesmente como se estivessem a ver um filme de ficção que os motiva tão pouco que - rapidamente - mudam de canal para outro show mais «na onda»! 
A cobardia dos adultos e a loucura de alguns sociopatas que estão no poder, juntam-se. Só que, ao fim e ao cabo, o constante «jogo de chicken» (o jogo de provocações destinado a que o mais fraco se dê por vencido) irá desembocar em terríveis catástrofes.
A fome mundial já está a assolar muitas partes do Terceiro Mundo, desde o 2ª trimestre de 2021, pelo menos. Mas, isso não impressiona as pessoas habituadas a terem tudo, por preço módico, sem sequer saberem como é que tais «pechinchas» foram obtidas. Não lhes importa que seja trabalho escravo, que permite obter certos minerais indispensáveis para os seus telemóveis. Não lhes interessa que os produtos alimentares sejam produzidos nos países da África, Ásia e América Latina, por trabalhadores cujos salários não lhes permitem uma vida digna; ou que, nas «sweat shop» da Ásia do Sul sejam produzidos - em condições de sobre-exploração - os sapatos, que calçam e as roupas, que vestem ...
Caso todo este mundo hedónico, «ocidental» (América do Norte, Europa e Japão), sofresse em exclusivo com a guerra nuclear e suas consequências horríveis, sem que os povos do Terceiro Mundo sofressem, eu diria que eles próprios, os do mundo abastado, teriam que lamentar a sua indiferença egoísta, o seu vazio existencial, a sua estupidez!
Mas, nenhum povo ficará a salvo dum «Inverno Nuclear», que atingirá o Planeta inteiro, com duração desconhecida, com certeza vários anos. Junte-se a isso, a difusão de substâncias radiativas, pela atmosfera e pelos mares. Num curto espaço de tempo, todos os solos estarão contaminados. Logo, a agricultura ficará inviabilizada em todo o lado: Quem comer algo com radiatividade, está condenado à morte lenta, causada por cancros.
As pessoas de todos os continentes, nações, etnias e credos, deveriam acordar e mobilizar-se para fazerem obstáculo à presente deriva, conducente ao desastre nuclear. É esta também a opinião de pessoas como Paul Craig Roberts, que foi membro da equipa de governo de Reagan.
Impressiona-me a cobardia dos militares de alta patente da NATO, que colaboraram neste «jogo» (que não é jogo) de guerra, lançando as sementes da discórdia a Leste, provocando, desestabilizando, e expandindo o dispositivo bélico da NATO contra a Rússia, durante o espaço de tempo de uma geração, quando existia a oportunidade única de uma paz verdadeira. A paz era possível, nos primeiros anos do século XXI, uma paz sem vencedores nem vencidos, resultante de acordo multilateral entre as nações.
Infelizmente, no Ocidente, os governos mais poderosos não tinham à sua frente líderes com a estatura de De Gaulle ou de Roosevelt. Estes estadistas, que também cometeram erros, eram profundamente patriotas; eles não iriam vender a felicidade dos respectivos povos  para conseguirem o reforço momentâneo do seu poder.

3 comentários:

  1. https://www.unz.com/runz/covid-and-the-political-bankruptcy-of-the-alternative-media/

    Talvez perceba como chegámos à beira do precipício, lendo o artigo acima, de Ron Unz

    ResponderEliminar
  2. Yves Smith faz a resenha de acontecimentos no terreno na guerra russo-ucraniana, assim como das posições da NATO, recém tomadas numa reunião de 8 de Setembro, e a troca telefónica entre Scholz e Putin, que mostram nos resumos, de um e outro lado, gritantes discrepâncias.

    https://www.nakedcapitalism.com/2022/09/olaf-scholz-and-vladimir-putin-talk-past-each-other-as-nato-moves-towards-formalizing-ukraines-nato-lite-status.html

    ResponderEliminar
  3. Gather Stewart: “O Ocidente, em particular, os EUA, têm inveja da Rússia. Cobiçam as riquezas naturais que se encontram ainda por explorar, além dos Urais. «Porque deveriam eles - os russos - ter toda essa riqueza?» é esta a postura do poder nos EUA e parte da justificação para o plano de longo prazo, de subjugar a Rússia e parti-la em Estados mais pequenos.”
    https://strategic-culture.org/news/2022/09/15/empire-of-lies-christens-the-new-world-order-part-i-of-ii-overthrow-russia/

    ResponderEliminar

Todos os comentários são bem vindos que vierem por bem