As peças dos 2 livros do «Cravo Bem Temperado» de J.S. Bach, são bem conhecidas: Não faltam integrais de ambas as recolhas, de entre as quais se podem escolher interpretes e instrumentos ao gosto de cada um.
Porém, uma das caraterísticas fundamentais destas COLETÂNEAS PEDAGÓGICAS é serem exercícios de estilo, de «bom gosto», mais do que meros exercícios de aperfeiçoamento da execução.
Praticamente todas as peças exigem muita destreza e controlo do executante, num ou noutro aspeto. Porém, não são certamente concebidas para exercitar a velocidade. Ora, alguns interpretes caem no erro de executar certas peças, no máximo da velocidade de que são capazes. Com isso, lamentavelmente, desnaturam a musicalidade dos prelúdios e fugas!
É portanto crítico encontrar o andamento adequado para as referidas peças, de modo que possa sobressair sua beleza própria. É importante também o temperamento , quer enquanto sinónimo de afinação do instrumento, quer no sentido metafórico, ou seja do caráter.
A escolha que fiz de interpretações abaixo podem não ser das mais célebres, mas são as que me pareceram mais apropriadas para exprimir o espírito da peça, quer interpretada ao cravo, quer ao piano.
A partitura da fuga, pode ser visualizada AQUI.
Quem estiver interessado, poderá consultar neste blog outros vídeos comentados com obras de J.S. Bach. Por exemplo:
ResponderEliminarhttps://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/09/js-bach-preludio-fuga-e-em-la-menor-bwv.html
Oiçam esta peça de Bach (Partita nº1 em Si bemol Maior) com temperamento desigual:
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=7JF3YzTG7lU
O piano é um Bechstein de 1885, que foi afinado especialmente para esta gravação com a afinação Kellner.
Aprecie como soam as partitas de Bach ao clavicórdio:
ResponderEliminarhttps://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2018/08/partitas-de-bach-no-clavicordio-wim.html