PÁGINAS SOBRE MÚSICA

domingo, 21 de agosto de 2022

A JANELA DE OVERTON E A ILUSÃO DA DEMOCRACIA

 Neste país à beira-mar plantado, todo ele com os pés na areia e o sol a queimar-lhes os miolos, seria milagre que aqui alguém prestasse atenção ao que escrevo. Como não acredito em milagres, tenho realmente pouca convicção de que alguém, neste soporífero país, veja e explore as pistas de reflexão que lhes apresento. Mas, o Mundo é vasto e a Internet também. De facto, mais de meio milhar de seguidores anónimos consultam este blog diariamente, da Austrália ao Canadá,  da Rússia ao Reino Unido.

Para meu público anónimo, quero apresentar um autor de vídeos de Youtube, que descobri muito recentemente: Não me identifico com algumas opiniões dele, ou com certas formulações nalgumas questões. E depois? O essencial é saber se o sumo do que ele expõe tem conteúdo, tem informação; se o discurso do autor é coerente e nos provoca. Sem nos confrontarmos ao outro, como diz Byung-Chul Han, não existe discursividade; e sem ela, a democracia fica - no mínimo - castrada, torna-se uma farsa, um jogo sem conteúdo. Creio que foi George Orwell (Eric Blair) quem definiu melhor a democracia, como «quando podes dizer aquilo que os outros NÃO gostam de ouvir».

Regalem-se pois, com o vídeo abaixo (podem ativar legendas automáticas, em espanhol):



2 comentários:

  1. Num país como os EUA, hoje, a democracia não é mais que um mito, que é constantemente reforçado pelo discurso dos políticos e da media corporativa:
    https://off-guardian.org/2022/08/20/the-three-is-of-police-state-education-indoctrination-intimidation-intolerance/

    ResponderEliminar
  2. A janela de Overton está a fechar-se a grande velocidade nos EUA, com a perspetiva de ficar um estado totalitário, comparável aos piores exemplos de regimes totalitários do passado. Se não acredita, veja:
    https://www.paulcraigroberts.org/2022/08/21/the-nazi-democrats-are-seizing-control-of-america/

    ResponderEliminar

Todos os comentários são bem vindos que vierem por bem