As duas versões, para cravo (Richard Egarr) e para piano (Murray Perahia), da Allemande da Suite francesa nº4, aqui apresentadas são a meu ver de igual excelência, pela sua adequação da interpretação ao instrumento e pela sua sobriedade.
Uma «Suite» é uma sucessão de danças estilizadas, com a mesma tonalidade, reunidas numa determinada sequência. A Allemande costumava ser a primeira peça - além da peça introdutória, o prelúdio ou toccata - duma suite para o cravo ou o alaúde. Nesta Allemande sobressai o estilo «brisé» ou «quebrado», que foi importado do reportório do alaúde, para os instrumentos de tecla com corda. Neste estilo, os acordes decompostos desenham a melodia. Os acordes que compõem a tessitura harmónica da peça sucedem-se e, por vezes, existem curtas passagens de junção. Este estilo era típico dos prelúdios, mas também era usado noutras formas, como é o caso desta Allemande.
A designação de suites «francesas» é posterior à morte de Bach. Na realidade, há bem pouco de «francês» para as diferenciar: Nas 6 suites «francesas», a segunda dança da suite é - em 4 casos - uma «Courante» portanto do tipo francês, sendo, nos outros 2 casos, do tipo «Corrente» ou italiano. Quando Bach escreveu estas suites (cerca de 1722), a estilização destas danças estava bem estabelecida, tendo evoluído do Renascimento e Barroco inicial, até uma codificação universal, no Século XVIII.
Não será tanto pelas características da Allemande, Courante, Sarabande e Gigue, as peças «obrigatórias» da Suite, que se poderá diferenciar o gosto francês, italiano, ou alemão. Penso que a diferenciação «nacional» mais perceptível será antes ao nível das outras peças, cuja presença não era «obrigatória» (ex.: Bourrée, Menuet, Gavotte, Rigaudon, Laure, etc.) .
Esta Allemande utiliza elementos muito simples. Acho que tem uma sensibilidade «feminina», sem ser «efeminada». Consigo imaginar Anna-Magdalena Bach a interpretar a Suite em Mi bemol maior. A obra está presente no livro manuscrito, dedicado à sua caríssima e amantíssima esposa, por Johann Sebastian.
Um vídeo enviado pelo jovem japonês Kanji Daito, para um concurso de interpretação das obras de Bach. Primeiro, há uma toccata de Frescobaldi. De seguida, vem a Suite nº4 de J.S. Bach (aos 4 min:51 s):
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=WgyWa0EPH4Y
Pode consultar neste blog alguns dos artigos publicados sobre obras para tecla de J.S. Bach:
ResponderEliminarhttps://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2020/10/o-temperamento-em-j-s-bach-das.html
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2018/02/bach-ao-piano.html
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2017/03/concerto-italiano-de-bach-por-lang-lang.html
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2018/08/partitas-de-bach-no-clavicordio-wim.html