O envolvimento militar do Reino Unido no mundo forma uma rede de 145 locais em 42 países
Segundo Phil Miller, as forças armadas do Reino Unido estendem-se por uma muito mais ampla extensão do que se pensava. Uma nova investigação, envolvendo documentos tornados acessíveis aos investigadores, mostra, pela primeira vez, a extensão dessa presença:
Existem bases britânicas em cinco países vizinhos da China: uma base naval em Singapura, aquartelamentos no Brunei, locais para testar drones na Austrália, três instalações no Nepal e uma força de reacção rápida no Afeganistão.
Em Chipre situam-se 17 instalações britânicas, incluindo campos de tiro e estações de espionagem, algumas localizadas fora das «áreas de bases soberanas».
Os britânicos estão presentes em 7 monarquias árabes, onde os cidadãos têm pouca ou nenhuma liberdade política. Destes, 15 locais situam-se na Arábia Saudita, apoiando a repressão e a guerra no Iémene e 16 no Omã. Alguns locais são directamente administrados pelos militares britânicos.
Têm tropas em África: Quénia, Somália, Djibuti, Malawi, Sierra Leone, Nigéria e Mali.
Muitas bases britânicas situam-se em «paraísos fiscais», como as Bermudas e as Ilhas Caimão.
Ao todo, são 145 locais em 42 países ou territórios, em todo o mundo, distribuição muito mais vasta que aquilo que se pensava anteriormente.
Devido à extensão da presença militar britânica no mundo, não surpreende que o orçamento militar tenha sido reforçado pelo governo de 10%.
Esta avaliação não é exaustiva, pois não tem em conta contingentes inseridos na NATO em vários pontos da Europa, nem os elementos de tropas especiais, cujas missões são mantidas secretas.
Onde se observa que ser ditador, mas do lado certo, o dos britânicos, o da NATO, dá direito a um tratamento especial...
ResponderEliminarhttps://off-guardian.org/2020/11/29/keeping-the-empire-running-britains-global-military-footprint/
https://www.globalresearch.ca/most-lethal-virus-not-covid-war/5732310
ResponderEliminarPilger descreve a guerra silenciosa levada a cabo pelo Império britânico desde 1945