From Comment section in https://www.moonofalabama.org/2024/03/deterrence-by-savagery.html#more

A selvajaria é uma jogada perdedora. Ao jogá-la os EUA e Ocidente estão a destruir toda a sua legitimidade e influência ideológica, normativa e institucional. Eles não podem sequer vencer militarmente o Hamas, Ansarallah e o Hezbollah, pois estes sobrevivem e lançam suas estratégias de supressão do inimigo e de luta de guerrilha. O objetivos de Israel não se concretizaram e os EUA estão mais isolados e extremistas, do que jamais estiveram. Isto não será esquecido; existem alternativas agora ao seu domínio.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

CHAVE PARA RELACIONAMENTOS HARMONIOSOS

Nas nossas vidas somos arrastados para situações onde os nossos desejos e projecções são frontalmente contrariados. Pode ser por um montão de razões, mas em geral, estas declinam-se como o facto de se projectar os desejos próprios nos outros, no mundo que nos rodeia. A nossa tendência infantil vem ao de cima, quando tentamos fazer com que os outros e o mundo se conformem às nossas expectativas. 

Se não tivermos expectativas, se apenas estamos numa postura de atenção ao outro e ao mundo, conseguimos não ser atingidos pelo auto-veneno, pela nossa frustração de não termos a resposta dos outros e do mundo tal como esperávamos. Afinal, a questão resume-se a ter a perspectiva da nossa posição no Universo, da nossa perfeita adequação às circunstâncias deste mundo, se considerarmos as imensas capacidades que estão dentro de nós. Se elas estão adormecidas, se estão sub-exploradas, isso não se deve a qualquer «injustiça» dos outros ou do mundo, mas à nossa incapacidade em desenvolver e frutificar as capacidades inatas que a Natureza ou Deus, nos deu. 
Tudo o resto, é auto-comiseração, é cobardia, é desonestidade em relação a nós próprios. Devemos nos ver livres desse falso eu, o «ego», que estamos viciados a idolatrar, para estarmos centrados em nós, no nosso âmago, para melhor estar abertos aos outros

Se algo ou o comportamento de alguém não te agrada, não vai ao encontro das tuas expectativas, de nada serve te indignares. É ocasião para examinares a tua atitude, porque te colocaste numa determinada postura em relação a esse caso. Muitas vezes, é porque construíste determinada falsa imagem, baseada em pedaços de coisas, de observações, de vivências... «cosidos» com o teu subjectivismo, mais para satisfazer a tua auto-complacente visão de ti e dos outros, do que para ganhar uma compreensão do real.
Devemos agir em relação ao mundo real com imenso cuidado, com a certeza de que está tudo ligado, que as nossas acções têm necessariamente reacções tanto dos outros, como do próprio Universo. Devemos estar convictos de que as pessoas têm uma grande sensibilidade, que ela é exactamente tão aguda como a nossa própria, embora cada pessoa tenha a sua personalidade, as suas circunstâncias pessoais, etc. 
Assim, de nada serve odiar; de nada serve querer dominar, querer «estar por cima», porque esses sentimentos têm um efeito imediato em nós próprios, ao fazer encolher a nossa consciência e coerência interior, mas também têm um efeito «boomerang» ou seja, temos uma reacção (dos seres, do Universo) em retorno, do que amámos, ou odiámos, ou desprezámos, etc.

Não preconizo que amemos tudo e todos, nem somos feitos para isso, nem a vida seria suportável se nos impuséssemos tal postura, impossível de manter por muito tempo. 
Aquilo que eu preconizo é baseado no princípio de reciprocidade, a «lei de atracção universal» aplicada aos humanos e às suas questões: «Trata o outro como gostarias que o outro te trate a ti próprio». 
Se o outro não compreende este princípio fundamental do relacionamento humano, podes tentar esclarecê-lo. Se ele não deseja seguir este princípio, apesar de teres explicitado o que é e que teu relacionamento segue esse princípio, então é melhor evitar essa pessoa. 
Para que este princípio seja aplicável no quotidiano, devo explicitamente examinar os meus actos, palavras, atitudes e sentimentos, em relação às pessoas com as quais interajo. 
É um exercício de auto-análise, que não sendo perfeito, pode ajudar a que o meu comportamento em relação a essas pessoas se torne mais apropriado. 
Em relação a qualquer pessoa, posso aproximar-me ou afastar-me, posso acolhê-la ou manter a distância: mas, se o fizer, faço-o conscientemente, assumo o que faço e não me deixo possuir por impulsos (positivos ou negativos) que irrompem numa situação, mas não representam mais do que o reflexo subjectivo e emotivo do momento. 
Claro que esta metodologia não é perfeita, porque somos parciais, favorecemos aquilo que nos «convém», aquilo que preserva a nossa «auto-estima». Porém, para nos fortificarmos, devemos nos colocar numa perspectiva «não-pessoal», numa perspectiva de visualizar a nossa pessoa, a nossa mente, como se uma parte de nós estivesse como observador externo das questões e paixões que agitam aquele «eu» (que somos nós próprios, afinal). É preciso algum treino para nos desdobrarmos entre o próprio personagem e o outro, que o observa. 
Apesar dos princípios elevados, como o da reciprocidade, como o de tender para o bem, rejeitar o mal, qualquer um pode enganar-se numa situação concreta  e pode não respeitar esses princípios em certas circunstâncias. Mas, o auto-exame da sua consciência, em silêncio, conversando consigo próprio, desdobrando-se entre observador e observado, permite-lhe reconhecer seus erros, ou desvios aos seus próprios princípios. Tem oportunidade de se corrigir.
Uma pessoa não é perfeita, mas é perfectível. Pelo contrário, as pessoas que se fecham no seu ego, são incapazes de observar o que as motivou realmente a tomar determinadas acções, atitudes, comportamentos, que levaram a um dado resultado. Assim, não conseguem identificar (e muito menos compreender) o tal efeito «boomerang» de que falei acima.

A minha convicção é de que as pessoas podem realmente ser melhores e viver melhor, se tiverem vontade de ir ao fundo das questões que as atormentam, que lhes causam sofrimento. 
Volto a afirmar o que escrevi no início; somos interiormente munidos do necessário para estar em adequação perfeita ao mundo que nos envolve. 
Se queremos realmente deixar de sofrer, temos - nós próprios - de procurar compreender, para resolver, todos os problemas que se nos vão deparando durante a vida. 


Sem comentários: