domingo, 7 de julho de 2019

G. PH. TELEMANN: CONCERTO EM FÁ MAIOR DA «TAFEL MUSIK»



A alegria de viver de um Vivaldi, conjugada com a sabedoria de um Bach, transparecem neste concerto, extraído da célebre recolha de «Música para a Mesa». Este concerto é, para mim, dos  melhores de Telemann

Ele era amigo (e não um rival) de J. S. Bach. A sua amizade significava muito para ambos; havia mesmo uma relação familiar, pois Telemann foi o padrinho de Carl Philip Emmanuel Bach.

Sendo um compositor prolífico, as suas composições não poderão ser todas de nível altíssimo; porém, em vida, ele foi muito célebre e apreciado, mais que seu amigo e «cantor» (director) da Escola de São Tomás em Leipzig 

Por que razão Telemann não é colocado lado a lado de J.  S. Bach ou de G. F. Haendel, outros grandes compositores barrocos, pelo grande público? 
Não é devido ao desprezo dos musicólogos, nem dos intérpretes de música barroca: hoje em dia, muitos  reconhecem que os três compositores são igualmente importantes. 
Talvez a inércia ou o conformismo levem as pessoas a escolher - em disco ou em concerto - o que já é arque-conhecido, em detrimento de outras obras geniais, mas menos divulgadas. 
Perante isto, tanto músicos como editoras, reforçam a execução em concerto ou a gravação do que seja mais famoso neste reportório, para terem maiores receitas.

Sem comentários: