domingo, 9 de junho de 2019

O «SONHO AMERICANO» ESTÁ MORTO...

Quem o diz e demonstra claramente é Michael Snyder  num artigo impressionante, em que descreve a outrora vibrante e orgulhosa L.A. (Hollywood está na vizinhança).

                 
Há lixo por todo o lado. No meio dele, pragas de ratos banqueteiam-se. Crescem as «cidades de tendas», por todo o lado. Não se pode andar no centro de L.A. ou de outras cidades sem ver pedintes ou sem-abrigo, a cada esquina. A epidemia de opióides tem feito uma devastação que já nem a media mainstream tenta ocultar. 
Mas a sociedade, em geral, apesar dos sinais evidentes de decadência, está em denegação
Isto, apesar da descida nítida dos índices, tais como cotações de materiais industriais - o cobre, o zinco e a madeira para construção - que não podem ser facilmente manipulados. Tudo o resto, que pode ser manipulado, tem estado a sê-lo: desde os índices bolsistas, à taxa de inflação e de desemprego. Mas, nem será necessário procurar números indicadores da economia. Pois, tudo que o se vê - fora das zonas de condomínios de luxo - tem a aparência duma descida rápida para níveis do Terceiro ou Quarto Mundos
A degradação de todos os aspectos da vida urbana não é exclusiva de Los Angeles, como Michael Snyder indica: o mesmo se constata em San Francisco, Portland, Seattle, Denver, Minneapolis, Chicago, Detroit, St. Louis, Memphis, Cleveland, Baltimore, Philadelphia e noutras cidades, de menor dimensão. 
Estas situações ocorrem, note-se, quando a crise ainda não rebentou, embora esteja iminente e com todos os ingredientes para que seja duma gravidade e profundidade extremas.

               

Através deste artigo, podemos ver até que ponto nos querem impingir uma imagem falseada da América e da sua economia, quotidianamente, através da media mainstream, do lado de cá do Atlântico. Isto não é nada inocente: trata-se de manter a ilusão de que as coisas estão a compor-se, de que a «economia está a crescer», de que as sinetas de alarme que disparam por todo o lado são somente «alarmismos» orquestrados por «teóricos da conspiração», etc, etc...
Os EUA irão fazer tudo para transferir o grosso da crise vindoura para o dorso das economias europeias. Não esqueçamos que foi através dos hedge funds americanos que se gerou a crise das obrigações soberanas europeias em 2010-2011, da qual resultaram o agravamento dramático das economias dos «PIIGS» e as políticas de austeridade.
 Também se torna cada vez mais verosímil que inventem um pretexto para desencadear mais uma guerra. É provável que a próxima aventura militar dos EUA seja com o Irão ou, talvez, noutro ponto do globo. 
Nesta fase, o imperialismo dos EUA apenas consegue obter destruição e pilhagens nestas guerras assimétricas (Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria...). Mas, é isso mesmo que procura, de facto. As únicas indústrias florescentes nos EUA, são as de fabrico de armas e doutro equipamento bélico. 
No plano político internacional, os EUA contam com a força bruta militar para intimidar os países, cada vez em maior número, rebeldes à sua ordem mundial e para forçar as potências europeias, numa vassalagem, também ela, cada vez mais problemática.

Se Michael Snyder se preocupa legitimamente com o estado de denegação em que se encontra uma boa parte das pessoas, que as impede de tomar medidas de precaução, financeiras e outras, na aproximação de uma grande crise ... então que dizer do público da Europa? 
Este, está completamente anestesiado, incapaz de ver as questões para além do imediato e, mesmo estas, apenas sob o prisma criminosamente distorcido da media corporativa. 
Pessoalmente, estou convencido de que a grande crise em preparação irá trazer muito maior sofrimento ao continente europeu, pelo menos, nas suas etapas iniciais, do que à América. 
As precauções apontadas por Snyder ao público americano são totalmente apropriadas e mais urgentes ainda, para o público europeu.

Sem comentários: